terça-feira, setembro 25, 2018

Depot de museus

Durante o “wereldhaven dagen” de Roterdão, 3 dias de muitos eventos à volta do porto, visitas a navios, barcos de guerra, desportos náuticos e afins, o vasto programa incluía visitas pagas a diversos sítios, um deles o futuro depot/armazém Boijmans Van Beuningen que vai estar acessível ao público. 
Vai armazenar cerca de 145000 peças de arte variadas, podem ser quadros, esculturas, fotografias, objectos de decoração, artefactos... e vai ter salas de conservação e restauro. Vai ter 6 andares e terraço com jardim. Em forma de taça (de açúcar na mesa do café), totalmente espelhada com 1664 painéis de vidro de 5 tons diferentes, consoante a zona onde se encontram.
Painéis solares, luz natural no átrio central, utilização da água das chuvas para a wc, 5 áreas diferentes de climatização, para acomodar as necessidades distintas das peças de arte. O edifício foi planeado para ser muito sustentável e amigo do ambiente.

Com capacete, botas das obras e colete reflector, lá fomos visitar os andaimes e a construção. Não era bem relacionado com a Marinha e o porto, mas foi uma agradável surpresa pela ideia inovadora e possibilidade de ver de perto um futuro edifício moderno em construção que vai modificar a paisagem da cidade.
“Preocupa-me” se os pássaros não vão lá bater nos vidros espelhados...
Se não for antes, volto em 2020 a ver o resultado final, com visita ao terraço para ter uma vista bonita da cidade!

Sem comentários: