sexta-feira, fevereiro 16, 2018

Restaurante Batoni Khinkali

Em S. Petersburgo tinha provado comida da Geórgia, o khatchapuri, e em conversa com colegas Russas, ficámos de ir ao restaurante Georgiano em Amesterdão - Batoni Khinkali.
Jantar às 5 da tarde...estava vazio mas depois encheu e várias pessoas vinham buscar para comer em casa.
Menu reduzido, comemos um bocadinho de tudo. Nas entradas, não havia as bolas de espinafres, mas comemos a beringela grelhada, bolas de feijão vermelho e pimentos vermelhos, com recheio de nozes, açafrão, romã, feno grego e especiarias da Geórgia - tudo bom.

Depois os dumplings Khinkali, para os quais se usam uns talheres especiais para os pegar, mordisca-se a massa, bebe-se o caldo interior e depois come-se o resto.
Pode não correr muito bem a quem não tem experiência, e depois usamos talheres e está tudo bem :)
Pedimos com carne e com cogumelos, também havia com queijo no interior.
Nas mesas do lado, em família, as travessas eram gigantescas, uns 4 ou 5 por pessoa, no mínimo.
E depois os khatchapuri, que repetimos... e era diferente dos da Rússia, até melhores. O queijo era diferente, parecia fresco, mais mole e em pedacinhos. Na Rússia era tipo mozzarella de pizza.
E o ovo aqui vinha meio cru e misturava-se com o queijo. Na Rússia vinha estrelado. E depois partem-se pedaços do pão (quente saído do forno) e molha-se no queijo com ovo... nham nham!
É um óptimo prato para partilhar entre convivas.
E depois não havia nada de sobremesa, era gelado com uma compota especial mas não havendo compota... não valia a pena o gelado.
E o vinho também era bom. A senhora é que não tinha bem a noção de como se partilha uma garrafa por 6 copos. Serviu muito cheios, chegou ao 5o copo, acabou o vinho e disse "that's it".
Então e... que tal ter enchido menos os 5 copos, de maneira a que desse para os 6? Entornámos dos nossos para o copo vazio...

A sra não tinha muito jeito, nem vinha perguntar se queríamos mais alguma coisa, e não falava Russo. Mas a comida é boa e vale a pena a visita!

1 comentário:

Mateus G disse...

Been there, done (almost all) that. Nice post :)