terça-feira, janeiro 30, 2018

10 anos

10 jaar geleden heb ik in Amsterdam arriveert!
oops, estava incorrecto, pois :P
ik ben al 10 jaar geleden gearriveerd!

Epaaaaa, já lá vão 10 anos, hoje!

Há perguntas (muito repetidas) que continuam sem resposta, mas se não calhar não precisam de a ter... 
- se falo Holandês? Alguma coisa, médio, safo-me, percebo mais do que falo mas é porque não se pratica o suficiente... e porque não é preciso em termos profissionais, porque o país e a sociedade assim o permitem, por isso não desenvolve muito... claro que estar exposta a ouvir Dutch um bocadinho todos os dias e ler as legendas no cinema ajuda a ganhar vocabulário. Mas é muito fácil estar cá e não falar... Acho que o meu Português ainda não é “de emigra”, mas é raro falarmos entre nós sem sair uma palavra em inglês, principalmente a falar de trabalho, não há milagres...

- se estou para ficar? Duvido que alguém saiba esta resposta ou se compromete em dizer que sim ou que não, se volta, se muda de país... Vamos vivendo como queremos e gostamos, onde nos sentirmos felizes. A distância torna-se curta quando queremos e mantemos o contacto constante com aqueles que têm um papel importante na nossa vida.
- vim porque queria uma experiência internacional, era um desafio profissional, deram-me formação e continuou a ser desafiante... uma aventura, cheia de boas experiências, que continuam...

- lembro de falar com o recrutador e não saber se aceitava ou não, que resposta difícil... mas era Amesterdão, não era uma cidade qualquer refugiada em nenhures... voos directos, pertinho, para falar inglês, evolução profissional... porque não?

- lembro de falar ao meu manager sem conter lágrimas nos olhos a dizer que me ia despedir... ainda hoje é meu amigo!

- entre casa e trabalho passo sempre pelo hotel onde fiquei quando vim à entrevista, e muitas vezes me lembro dessa viagem... até trabalhei no fds, estava em consultoria, pois claro!

Lembro-me do 1º dia, das despedidas (e choradeira) do aeroporto, da chegada e confusão do comboio, e cá estão os bilhetes de há 10 anos... mala de 42kg porque trouxe a mamã para poder trazer mais roupa e sapatos e livros e... :D

Lembro do 1º dia por cá, em que fui logo comprar o Dutch for dummies e o dicionário. E  do 1º dia de trabalho em que ainda não eram 5 da tarde e já os meus coleguinhas Holandeses tinham ido para casa e eu não quis acreditar que isso podia ser verdade... De um dia chegar a casa às 18:15 e pensar... e agora faço o quê? Com tanto tempo livre?

Foram momentos marcantes e tenho claramente uma separação mental entre o antes e o depois. Isto aconteceu quando? Já cá estava, por isso foi há... E em que ano foi aquilo? Ainda estava em PT, já tem mais de x anos...

Gostava de ter tido um livro de visitas desde o início, com datas e fotos. Tive muitas e guardo os postais e recados deixados, mas não estão organizadinhos num só livro. Tive muitos “repetidos” e são todos sempre bem vindos!

Em 10 anos... 2 empregos, 2 casas, dezenas de novos amigos, alguns desde o 1º dia, outros seguiram outros caminhos e mantemos contacto além continentes. E novos aparecem todos os anos, de várias nacionalidades, idades, religiões, género, preferências... um enriquecimento cultural contínuo, que também inclui choques culturais (na vida pessoal e profissional), que requer adaptação e aprendizagem, descobertas de novas maneiras de pensar e questionar certos hábitos que tomávamos como “normais”.

Sempre giro descobrir, concordar ou discordar dos estereótipos criados para as diferentes nacionalidades. E tornarmo-nos “embaixadores” do nosso país. Criei um guia de dicas para Ams e outro para Lis, mas percebi que muito desconhecia de Lisboa e fui/ continuo a tentar (re)descobrir a cidade e o país sempre que visito.

E depois a outra pergunta de sempre... Hotel em Lisboa? Hotel em Amesterdão? Ora bem, se tenho casa nas duas cidades, não tenho referências para dar de experiência própria... o hotel da entrevista era fora do centro, por isso recomendo por zonas. Quem couber e for próximo fica cá em casa, sem quarto extra nem cama decente, mas é o que se arranja. E também recebi e acompanhei visitas de muitos desconhecidos, amigos de amigos, contactos do blog...

Fiquei emigra de deixar de ter frio em PT enquanto andam todos encasacados. E passei a saber apreciar o sol... ou simplesmente ver céu azul! Embora em PT, sem aquecimento central, se sofra qb na altura do Natal...
Este ano ainda mal usei camisolas de lã ou collants grossas... não apetece, no escritório depois fica muito quente, nos transportes está quentinho, é só para o tempo de espera na rua...

Às vezes penso como será voltar a Amesterdão depois de ter cá vivido, o que terá mudado e do que me vou lembrar... mas actualmente não há planos para sair, por isso esse dia ainda não está no horizonte.

Ficamos mais resistentes e desenrascados, em vários aspectos, que remédio!
E hoje está sol e céu azul, que maravilha!

1 comentário:

Daniel Teixeira disse...

Cheguei em 2008 tambem e revejo-me em quase todos os pontos que escreveste :)