quarta-feira, janeiro 18, 2017

PDX – Portland

Portland fica no estado de Oregon, acima de São Francisco e abaixo de Seattle. Cidade mana de Utrecht. Alternativa, saudável, jovem, apesar de não ter marcos muito conhecidos, é uma cidade agradável com várias coisas a descobrir. Por lá estão as sedes da Nike, Adidas, Columbia, Dr. Martens...
Oregon é conhecido pelo sasquatch... quem?? O big foot, o homen das neves... olha não o vi...
Andei pela cidade a explorar recantos, fui ver os sinais conhecidos de Portland e Oregon, passei pelo U.S. National Bank Building (de 1916, com o aspecto sólido ao estilo Romano), há chafarizes e esculturas engraçadas.
A livraria Powells parece ser a maior do mundo, independente com milhares de livros novos e usados. Dá para passar umas horas lá dentro, pesquisar raridades e despertar curiosidade em clássicos e publicações mais recentes.
Também se anda muito de bicicleta como em Amesterdão, até com bakfiets, mas não aluguei nenhuma. Escultura engraçada com bikes empilhadas.
E o autocarro da escola, familiar pelos filmes. Num centro comercial tinha uma pista de gelo.
Estamos na América, onde as porções são gigantescas, a simpatia das pessoas é sempre notável (seja de cortesia, pouco sentida ou honesta, está sempre presente), podemos ir à wc em qualquer loja, temos de dar gorjeta... mas menos mal que em Portland não há impostos nas vendas, por isso o preço anunciado é o preço final.

Sem comentários: