quinta-feira, maio 28, 2015

Cru – Chegada

Todos os passageiros são convidados a preencher um inquérito de satisfação, que determina o nível de qualidade e influencia promoções do staff. Coloquei várias sugestões, mas no geral foi tudo impecável.
Instruções na véspera para saber como seria a chegada. Malas à porta na noite anterior até às 2 da manhã… avisaram para não esquecer de deixar de lado roupa para o dia seguinte, porque acontece ver passageiros a desembarcar de pijama…
As contas de cada quarto/ cartão de crédito foram colocadas debaixo da porta algures de madrugada, eles não páram. E funciona muito bem, conferimos os gastos, assinamos e fica lá no quarto. Depois debitam do cartão. As gorjetas estão incluídas diariamente, um valor para adultos e outro para crianças. Faz parte da cultura de cruzeiro e dos salários do staff, escusamos de privilegiar ou ignorar empregados que trabalham muito mas têm pouca visibilidade.
Sair dos quartos muito cedo, 7h30. Muita limpeza ao mesmo tempo para receber a fornada seguinte daí a umas horas, revendo os perdidos e achados, consertando coisas, confirmando que os cofres estão vazios, uma manutenção complexa em grande escala.
Dependendo da “categoria”, foi-nos atribuída uma cor e número de grupo. Havia quem fosse para outro cruzeiro, quem tivesse excursões em Veneza, transferes para o aeroporto, autocarros para outros países, e também saída por andares.
Deu para tomar o pequeno-almoço com toda a calma e despedir do barco, dos empregados que ficaram conhecidos ao longo de uma semana, copiar fotografias.
E regressámos a Veneza, a amanhecer calma sem a enchente de turistas que certamente a vai popular não tarda.
Ora hoje é 5f, o MSC Lirica está em Dubrovnik das 13h às 19h (hora local, +1 que em Lx).
Sábado a tripulação respira fundo e começa tudo de novo com novos passageiros... até Agosto sempre à roda!

Sem comentários: