sexta-feira, julho 19, 2013

SF Muir Woods

Demorou até perceber como podia ir à floresta do sr John Muir sem carro ou tour organizada (e cara). Felizmente, aos fins de semana durante a época de Verão (Maio a Outubro), há autocarros que nos levam de Sausalito até à entrada do parque, por um preço muito acessível! Demora cerca de 50min, ou mais, com trânsito... admiro a coragem e paciência dos motoristas, curva e contracurva pela montanha... floresta cerrada, declives, encostas abertas com pouca vegetação, passamos por muita natureza diversa.
Chegámos! Quase enjoada das curvas, mas pronta para respirar ar puro e ver sequóias gigantes.

Muito altas, espectaculares... umas sofridas pelo fogo, outras com “filhas” à volta, , podem ter 1000 anos!!
Muita natureza envolvente, muitos animais, embora se vejam quase só esquilos e pássaros. Há corujas, morcegos, guaxinins, cervos, entre outros.
O mapa tem sugestão de caminho de 30-60-90min, para 0.5-1-2 milhas. Fizémos o de 2 milhas mas demorámos menos de 90min, sem ser a correr e com paragens para descansar. Há explicações, informações, curiosidades... árvores caídas por causas naturais, pode ter sido a idade, um relâmpago... O caminho inicialmente é bem cuidado e protegido, liso e pavimentado. No regresso é quase perigoso, com raízes no caminho, menos espaço para caminhar, quase só passa uma pessoa de cada vez, mas muito bonito, adorei!

Com mais tempo podem-se fazer caminhadas de muitas horas, até perto da ponte Golden Gate por exemplo. Fica para a próxima, com outros ténis e equipamento.

Sem comentários: