segunda-feira, julho 01, 2013

SF Alcatraz

Várias pessoas recomendaram visitar a famosa antiga ilha-prisão de Alcatraz e todas disseram para reservar com antecedência. Online, portanto. Também se pode visitar ao fim do dia, será mais misterioso, não seria a minha preferência!
Pier 33, levanta-se os bilhetes com nome para a hora marcada, pode-se ver a maquete e explicações dos edifícios, notas históricas e frases famosas.

O ferry proporciona vista sobre a cidade, a parte financeira com os edifícios altos e modernos. As pontes, Bay e Golden Gate. Sol novamente, sem nevoeiro!

A visita ao edifício principal tem guia áudio incluído, cheio de explicações, relatos da época, das (tentativas de) fugas... Cirandamos por todos os cantos, podemos entrar nas celas, as normais e as escuras solitárias... Tiveram entre 222 e 320 prisioneiros ao mesmo tempo, durante os 29 anos activos da prisão. Al Capone e Robert “The Birdman” andaram por aqui...
Houve a "tomada" da ilha pelos Índios, da qual ficou a mensagem na torre da água.
Os guardas viviam lá, com as famílias, os filhos... viviam num mundo muito à parte da realidade dos prisioneiros.
O dia era preenchido por regras, inúmeras contagens (acho que contei 9) de prisioneiros, antes de comer, do descanso, das tarefas, depois. Horas fixas para tudo.
Vemos um buraco escavado com colheres, de onde fugiram alguns prisioneiros. Muitos eram logo apanhados, de outros nunca se descobriu de sobreviveram à travessia a nado nas águas geladas que rodeiam a ilha.
Muitas histórias interessantes, tristes mas reais de quem lá passou dias muito difíceis. Eram gangsters e criminosos...
Faz parte do Golden Gate National Parks, onde se inclui Muir Woods (virá num post mais adiante).

Regresso de ferry, continua sol e um dia bonito!

Sem comentários: