quinta-feira, outubro 20, 2011

Meia-maratona 2011

Depois de mais de 10 mini-maratonas decidi enfrentar o desafio de correr uma meia, 21km! No total são mais de 35000 corredores de mais de 83 nacionalidades a participar nas provas, é impressionante!
Treinar é fundamental, combater a inércia de chegar a casa e voltar a sair para uma corrida, frio e chuva, cansaço e falta de “paciência”. Perceber que é possível atingir novas distâncias, conhecer partes da cidade por onde não se passa no dia-a-dia, sentir orgulho de correr mais de 10km e sentir-me bem no dia seguinte, notar que os músculos das pernas voltam :)
A maratona (42km) começou às 9h30, com imagens em directo na Eurosport, ouvia o helicóptero da tv em casa e via Amesterdão aérea em dia de sol e céu azul, muito bonita! O pormenor de estar algum frio de 8 graus não impediu minimamente os campeões de cumprirem a prova em 2h e picos, Quenianos, claro.

 A minha prova só tinha início marcado quase às 14h, mas estava motivada, vou já sair de casa! (De luvas e casaco…)
Demorou a poder começar a correr, estávamos organizados por slots de tempo e, mesmo com intervalos, éramos muitos ao mesmo tempo!
Segui a estratégia treinada, corria cerca de 4/5km e parava menos de 1min para andar e beber água, as pernas assim não se cansam tanto.
As estações de água, bebida energética, esponjas e bananas eram confusas, pessoas de um lado para o outro, copos para tropeçar, chão peganhento nos metros seguintes.
Havia sempre apoiantes pelo caminho, a aplaudir, chamar por nós, incentivar a continuar. DJs em carros antigos, tipo Fiat 600 ou pães de forma, com música alta e cheia de ritmo, também ajuda e alegra!
Algures no percurso havia fotógrafos de serviço, mas nem sempre damos por eles.
Ainda falta muito? Já estou no Vondel, falta pouco! Mas o pouco pesa nas pernas e os últimos 4km custaram qb.

Falta 1km!!!! Bora lá!
Entrei no estádio e emocionei-me, aquele arrepio de objectivo quase concluído, o estádio olímpico, o tartan, a meta!!!!
Ora bolas, o ipod diz que eu já fiz 24km??? Andei a treinar menos do que pensava!

Já está, tenho medalha a comprovar! E não fui a última! Houve mais de 1000 pessoas a acabar depois de mim, 600 e tal eram mulheres.
E até tenho certificado! Achei que ia fazer 2h e picos, foi +- o mesmo tempo que a 1ª sra demorou a fazer a maratona, portanto corro 2xs mais devagar! Irra, que pernas e resistência para correr o dobro da distância no mesmo tempo!
A A. viu sras Holandesas vestidas a preceito, também viu pessoas sem braços, de braço ao peito… e idosos, claramente de mais de 65 anos, a fazer a maratona completa!
Bem, há o sr de 100 anos no UK que demorou 8.5h… portanto se ele consegue eu também devia conseguir! Mas não me parece que queira correr 42km, é de doidos!!!
21km… talvez repita, gostava de fazer a de Lisboa na 25 de Abril, mas treinar em Dez-Jan-Fev com neve, gelo, frio, escuro… ainda não sei.
Vou pensar no próximo objectivo… este já está riscado da lista!

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Joana, pela coragem e pela excelente prova. Fazer 2h19 não é nada mau, porque eu não faria melhor :)

Bjs

João Pedro

Andorinha disse...

Parabéns Joanocas! Isso é que é cumprir com dedicação os objectivos! Que corras muito!

Frankie disse...

Muitos parabéns!
O que se segue, Maratona (42km), Duatlo ou Triatlo? ;-)

JoanaM disse...

Maratona não, mas confesso que gostava de experimentar Triatlo, já que gosto de correr, nadar e bicicletar! :) Haverá uma versão mais curta para principiantes?...

Andorinha disse...

Tenho um amigo que faz triatlo e pelo que percebi podes começar por fazer poucos quilómetros de cada e vais aumentando, tal como na maratona. Vê online :)