segunda-feira, maio 30, 2011

The Apprentice


Nunca vi a versao americana no Apprentice, mas sou fa da versao inglesa na BBC.
(Odeio escrever sem acentos!)
Achei que "quando fosse grande" iria querer fazer um MBA, mas nao me entusiasma nesta altura, nao quero ter o meu negocio ou empresa, falta o espirito empreendedor ou enterpreneur.
E' muito giro ver as equipas a organizarem-se (ou a tentar) para cumprir as tarefas semanais, surgem os inevitaveis conflitos de ideias, as faltas de comunicacao e aqueles que preferem ir avante com as suas ideias pessoais que nao foram acordadas em grupo. Todos tem backgrounds muito diferentes, mas todos profissionais, uns com negocio proprio, outros com especialidade de area de negocio. Da equipa que perde, ha' sempre um que e' "despedido".
Os episodios sao giros, os dialogos sao inteligentes e veem-se alguns "tipos" de colegas que encontramos no escritorio ou em empresas de consultores/fornecedores.
Depois da BBC1, muda-se para a BBC2 e ha' um talk-show pequeno com o despedido da semana, e' hilariante, com as imagens e opinioes em volta do desempenho do concorrente. Voltei a estar atenta 'a TV com horario fixo, coisa estranha.

Da ultima visita a Londres vi o livro de Sir/Lorde Alan Sugar na Waterstones, acabei ontem as 600 paginas de auto-biografia. Gostei de ler, menos a parte do futebol, mas com aspectos interessantes do crescimento como empresario, negocios nacionais e internacionais, da politicas envolvidas, das noticias dos media, que em Inglaterra sao muito sensacionalistas.

Ha' quem ache estranho que goste da serie, que tenha comprado o livro, e perguntam se quero ter o negocio ou se gostava de concorrer. Nao! Da mesma maneira que vibro com o MasterChef, tambem da BBC, nao aspiro ser cozinheira de estrela Michelin! Mas gosto de ver, tirar ideias, comparar com experiencias pessoais e aprender alguma coisa.

Sem comentários: