terça-feira, setembro 08, 2009

Restaurante Orontes


Numa 6f há umas semanas, em que não tinha nenhum programa, em cima do acontecimento fui parar ao Orontes, um restaurante turco na Pijp, cozinha “mediterrânica”. A ementa é diferente na versão inglesa do site.
O meu colega já trabalhou no Dubai e conhecia algumas coisas, de qualquer modo o restaurante foi-lhe recomendado por um amigo.
Comida turca? Ignorância absoluta… :(

De entrada, Oruk - Traditioneel streekgerecht (tem carne picada, muitos condimentos e bulgur).
"Bulgur is more nutritious than rice and couscous, because it contains more fiber, more vitamins and minerals"

Humus (chick peas, sesame paste, cumin, olive oil and pomegranate sauce), do melhor que já comi, bem condimentado, uma delícia.
Em “mesa turca”, nunca falta pão. Percebi que o meu colega enquanto estudante algures em Inglaterra, ia com os colegas comer… muito pão. Porque sempre que falta na mesa, vem mais um cestinho, de modo que se pode jantar muito pão e pagar pouco…

Saç Kavurma - met groente en kruiden gebakken lamshaas/ Vegetables and lamb filet cooked with herbs. As “ervas” são diferentes, outras especiarias, ou combinadas de forma diferente, notam-se sabores fortes mas bons. Saç será a panela de ferro parecida com wok, com a qual, virada ao contrário sobre uma fogueira, se pode cozer pão fininho. Deve ter sido isso que vi uma vez na tv num programa sobre pão.

Frango grelhado, um prato “normal”, mas com a particularidade de ser grelhado no carvão, notava-se logo no sabor aquela familiaridade de frango no churrasco!!!
A acompanhar há batatas fritas (com colorau por cima, acho eu) e bulgur. O meu prato que parecia de tamanho normal, deu para trazer a sobra e servir de almoço no dia seguinte. Porque, afinal de contas, também me fartei de comer pão com o molho do Oruk e com o Húmus!

2 comentários:

DRei disse...

Hum... Ja la fui. Achei muito bom!

Susana Gomes disse...

Muito bom! E eu adoro bulgur.
Até fiquei com fome de ver as fotos.