sexta-feira, agosto 14, 2009

Partidas de xadrez

Na praça Max Euweplein, para além do Wagamama e do Hard Rock Café, há um tabuleiro de xadrez no chão, sempre com uma partida a decorrer.
O sr Euwe foi um mestre de xadrez holandês, matemático e autor, e o 5º campeão mundial de xadrez.
“Euwe won every Dutch chess championship that he participated in from 1921 until 1952, and additionally won the title in 1955 - his 12 titles are still a record.”
A estátua pensativa do senhor está posicionada de modo privilegiado para o tabuleiro de jogo (ver site).

Nunca me demorei a acompanhar uma partida, mas os jogadores geralmente são curiosos de ver... como dizer... em Lisboa provavelmente diria que eram arrumadores de carros...
Sei jogar xadrez graças ao meu pai, sei os movimentos de cada peça e entendo a lógica. Mas nunca fui capaz de perceber os códigos e indicações dos enigmas de xadrez que vêm no jornal, que suponho serem dicas para uns movimentos finais até ao cheque-mate. Já damas... não sei jogar. Nem gamão. Xadrez é uma palavra que dá muitos pontos no Scrabble de cartas...

Quem ganha? Não sei, mas o sr de casaco ao ombro acabou de “comer” um peão!

1 comentário:

Susana Gomes disse...

Eu gosto imenso de jogar xadrez, mas tenho um trauma: nunca consegui ganhar um jogo ao Ricardo! :(
Vou tentando...