quarta-feira, junho 24, 2009

Ligação TAP LIS-AMS cancelada

Na rota Lisboa-Amesterdão só existem voos directos com a TAP e KLM, não há low-costs. E há muitos emigrantes, para além de turistas.
Prefiro a TAP por ser uma empresa portuguesa, acumulo milhas e tenho oportunidade de beber água do Luso e sumos Compal. Já as sandes são outro tópico...
Supostamente, uma viagem de avião marcada com antecedência tem as tarifas mais baixas. E promoções da TAP, ou um voo Lis-Ams a menos de 200eur, só com partidas de PT, o emigrante nunca consegue usufruir.
Para quem quiser passar um fds em PT, já percebi que vai ser mais difícil, cancelaram o voo TP662, que sai de Lisboa ao fim da tarde, ideal para o regresso em que é importante aproveitar o último dia. Costumo viajar nesse voo e nunca vem vazio, especialmente aos Domingos! Entendo que o TP667 que lhe segue, no dia seguinte de madrugada (o avião “dorme” em Schiphol), não será o mais concorrido. Mas negar a todos os emigrantes e turistas a possibilidade de regressar ao fim do dia não é bonito.
Ainda não percebi se o cancelamento é para sempre ou calhou só no fds que vi para... Setembro... isto ainda no fim de Maio. E o voo possível custava já 350eur... Pela KLM ficou em 300, que é também um preço muito pouco simpático, mas preferível.
Espero que não tenham a ideia peregrina de cancelar também o TP661 às 6f, fim do dia!!!

Reclamei pelo site, a resposta tardou mas veio, em “modelo robot”:
“o cancelamento do voo TP 662 decorreu da reorganização estrutural da operação TAP para o Inverno 2009/10. Esta reestruturação visa suspender pontualmente o número de frequências em algumas rotas, ajustando a oferta à procura actual.”
Sim entendo, mas sejam inteligentes!
Se houver muitas reclamações talvez se faça luz. Ou estarei eu a ver mal a lógica do negócio? Há 3 ligações diárias, por mim podem reduzir para 2, mas cortar os últimos voos de regresso é que não me parece boa ideia!
Já a malta do Porto é muitas vezes desviada para Lisboa, por cancelamento de voos. Mas geralmente é pela greve ou talvez falta de passageiros. Voos vazios a sair de Lisboa, nunca vi!
“Queremos melhorar o serviço que prestamos”, acho muito bem, é de louvar que entendam isso e permitam aos clientes darem a sua opinião pelo site ou email. Há sempre margem para melhoria, é um processo contínuo. Mas não melhora nada ao cortar voos importantes e concorridos!

2 comentários:

Frankie disse...

é de facto triste mas real. a reacção é muito simples, (continuar a) procurar em geral as melhores datas/horas aos melhores preços. muito provavelmente será a KLM a ser seleccionada... too bad for TAP :(

JustAnother disse...

Por causa disso, agora só voo KLM. Se nao tratam bem os passageiros, perdem-nos...