terça-feira, junho 30, 2009

Fim da escola à holandesa

A primeira vez que vi mochilas penduradas nas janelas, como eram 3 da EastPack, achei que era manobra de publicidade, ou uma festa ou evento da marca. O J. reparou numa e perguntámos à sra do café.

Quando os holandeses acabam a escola, graduation, fim do 12º, põem as mochilas na rua, bandeira nacional e tudo. Como quem diz, acabaram-se os livros e o estudo! É giro!
Tive pena de não ter feito nada no fim da faculdade, 5 anos de sofrimento. Discuti o trabalho de fim de curso, almocei rápido e voltei para o trabalho, não houve pausa ou férias, nem o dia para comemorar.
Tenho a percepção que a maioria dos holandeses não prossegue os estudos pela faculdade. Para quê estudar mais se já arranjam emprego com facilidade e com um bom ordenado?? Elas então... é começar a ter filhos e trabalhar 2 ou 3 dias por semana, poucas trabalham 4 e ainda menos trabalham os 5 dias.

Este estudante... deve ser um senhor mais velho... ou de gosto clássico?

Para mim ainda é um mistério como colocam as bandeiras no estandarte ou penduram as mochilas nos ganchos. Esticam-se? Escadotes? Paus compridos? Muita perícia?

1 comentário:

Anónimo disse...

nao e que nao estudem ou nao vao para a universidade o liceu e que tem tres niveis diferentes so um dando acesso a universidade para a qual nao se fazem exames de admissao.

Eles sao selecionados no grupo 8 (o nosso sexto ano, se e que ainda existe), acabam a escola basica e fazem um teste, o horror das criancas, o cito toets. O resultado deste teste mas o conselho dos professores indica o grau de liceu a frequentar.
- mavo (o mais baixo ) normalmente profissionalizante, onde se aprendem profissoes como cabelereiro, electricista, designer de moda, etc.
-havo (intermedio) e tambem profissionalizante dando acesso a prosseguir estudos nas hogescholen (politectnicos)
-vwo e gimnasium (o mais alto) dando acesso as hogescholen e universidades

Eu acho um metodo de ensino justo, abrangendo todas as profissoes da sociedade.

Claro que se pode percorrer caminhos mais ou menos longos, ninguem esta impedido de ir para a universidade.

Fazer primeiro havo, depois vwo e depois entao ir para a universidade.

Mas e como dizes, aqui nao e preciso ser doutor ou engenheiro para ter lugar e ser respeitado na sociedade.

E poe as mochilas na bandeira quando acabam os exames finais do liceu.

jinhos