quarta-feira, abril 22, 2009

2 museus, 1 expo e 1 luta

Depois de uma 6f em que foi “Verão”, atingiram-se os 20graus, as ruas foram imediatamente invadidas de esplanadas, os parques estavam cheios, o sábado foi cinzento sem sol e a voltar abaixo de 10graus.
Visitei a casa-museu da família Willet-Holthuysen, séc XIX, o dossier-guia explicava as divisões, muitas porcelanas, quadros, tecidos, riqueza. Com o cartão dos museus a entrada foi gratuita. O 1º andar e o jardim estavam fechados e não se podia visitar. É bonito, mas a casa dos Van Loon é mais interessante pelos pormenores engraçados.

Pelo caminho passei pelo museu das malas e carteiras e voltei lá para satisfazer a curiosidade. Por ser o fds dos museus, a entrada tinha 50% de desconto. Superou as expectativas, é muito interessante. Antigamente as roupas não tinham bolsos, portanto damas e cavalheiros tinham de arranjar soluções para guardar os seus pertences, como moedas, chaves, adereços de maquilhagem, etc. Dos mais variados tipos, tamanhos, cores, feitios e tecidos, percorrem-se uns séculos de história e acompanha-se a evolução deste acessório indispensável, pelo menos para as mulheres, hoje em dia.
De malha metálica, pele de crocodilo, vaca, cobra, avestruz, de missangas, de seda, de couro, de plástico, de marfim, de verga, com prata, com imaginação, ... o jardim é simpático e o café/ salão de chá é muito giro, convidativo para um chá. Talvez um dia experimente um Mini High Tea à la Hendrijke ou um Royal High Tea à la Máxima, caro qb... mas chique a valer!, como diria o Dâmaso Salcede.

Mais uma visita ao FOAM, que considero mais uma galeria fotográfica que um museu de fotografia. Exposição de Richard Avedon, retratos de famosos e não famosos, a P&B, muito interessantes pela marca histórica que transportam.

Pedalei até à Dam, que voltou a ter a “feira popular” e dei com a luta de almofadas. A S. tinha lançado o convite, não sei se estava lá no meio.

Voavam penas, algodão, cotão?... o filme está ruidoso por causa dos divertimentos da feira.

1 comentário:

Andorinha disse...

Tava sim senhora :) As fotos estão aqui: http://xpatnams.wordpress.com/

Foi mto fixe, devias-te ter juntado a nós! ;)