quarta-feira, janeiro 17, 2007

Ainda os desgostos amorosos

O tema é sensível e infelizmente quase todos passamos pelos maus momentos. A solidão, a tristeza, as crises de choro, as mudanças da rotina a 2, o sofrimento.
Temos sempre a tendência para encontrar um motivo, um culpado, uma razão. E muitas vezes ela não existe, aconteceu, a chama apagou-se, o interesse desfez-se. Mas isso não serve. Queremos saber se há outra(o), quando mudou o vento, em que acontecimento começou a decair o sentimento, o que podemos fazer para voltar atrás (nada!), a quem podemos recorrer para obter as respostas às nossas perguntas.
As mulheres falam muito, fazem muitas perguntas. E eles raramente respondem. E isso magoa.
O que me torturava eram as conversas imaginárias, em que se discutia e perguntava o que a coragem permitia. Milhares de pensamentos com perguntas. Sem resposta. E se eu disser isto o que ele responde? E se eu fizer assim e assado com cambalhota no ar, será que ele repara e vai olhar para mim?
Os amigos, que são mais nossos amigos ou mais dele, que queremos que nos contem como ele está mas não queremos que lhe revele como estamos. Pedimos aos amigos que sejam nossos mas não deles. E por vezes entalamo-los e há chatice e perdem-se amigos.
E os mal-entendidos. Terríveis. Porque depois ficamos categorizados e tudo o que fazemos acham que é porque ainda gostamos da pessoa ou porque queremos chamar a atenção.
E pensamos em telefonar e salta-nos o coração de marcar os números.
Eu escrevia muitas vezes, ajudava a aliviar.
É difícil, mas resulta escrever e deixar de molho um tempo, uma noite. Libertámos o sufoco e no dia seguinte percebemos que ia sair disparate se o sms fosse lido.
Porque se a pessoa não nos quer, queremos mantê-la por perto, ser amigos.
Não tem de haver uma quebra total. Infelizmente nem sempre se esclarecem todos os pontos. Mas podem continuar amigos.
A Bridget Jones foi lida numa dessas alturas. Os filmes tornaram a história um pouco patética. Mas não me esqueço das conversas imaginárias. E daquele sentimento egoísta de que... os ex-namorados deviam ficar na prateleira para um dia mais tarde...
O sentimento de pertença é bom. E a perda é terrível.
JM

15 comentários:

Tiago Tavares disse...

Muito bom este post! Um retrato perfeito...

Clara disse...

Adorei este post...era bom k se pensasse assim...se ele nao gxta de ti torna-te amigo dele...ja o fiz uma vez...e hj nao me arrependo nada!
bjokax

Unknown disse...

Andava a navegar e deparei-me com o teu blog...Adorei o post! Talvez porque esteja a passar por uma fase algo semelhante ao descrito. Concordo com tudo, excepto com a parte de se continuar a manter uma amizade. Penso que apenas pode ser possível, quando ambos podem recomeçar outras relações, seguir em frente, etc. Quando alguém fica estagnado na vida, sem poder dar a volta, como eu... Custa mto mais ser amigo, a proximidade dói...
Talvez me entendas melhor se passares no meu blog.
Obrigado por me elucidares que todos pensamos o mesmo, e que acontece a todos, alivia um pouco.
Jis,
Liliana

Anónimo disse...

De facto identifico-me bastante com o post, pois tou a passar neste momento por tudo isto, em que além de me deixar, vai fazer a viagem k tinhamos planeado desde janeiro ao estrangeiro, leva a outra e enrola-se com ele, em italia...Amizade depois de tudo??? Não me parece, até porque n gosto de gente mentirosa, como ele foi...Nunca me tinha acontecido e xoca-me alguem ser capaz destas coisas...enfim...a vida dá-nos grandes lições...
S.T.

Igor Miguel disse...

Nem sei por onde começar, faziamos 5 anos em Janeiro, ela acabou o curso em Julho, ainda fomos uns dias para o Algarve e tivemos as 2 ultimas semanas em Italia a carregar energias, ainda estavamos no aeroporto quando telefonaram para marcar uma entrevista, no qual fui com ela no dia a seguir, ficou com o emprego... passado 1 mes estamos a falar da 2 semana de Outubro, ela começa a ficar diferente ate que tanto a pressionei, contou-me que estava confusa e que se estava apaixonar por um colega de trabalho, durante 2 semanas ainda tentamos ultrapassar isto mas foi em vão, cada dia que passava ela continuava apaixonar-se ainda mais por ele, ele com 31 anos e ela 23 cujo ele namora a 12 anos, decidimos acabar no dia 12 Novembro, porque ela diz que já nao me ama e que esta mesmo apaixonda por ele, encantou-se pelo cavalherismo dele, pela maneira que ele a tratou, ela é a unica mulher no meio de 20 a 30 homens uns quantos trolhas e outros engenheiros civis, ela apaizonou-se claro pelo eng.civil responsavel pela obra... Com isto ela abdicou de uma relação estavel de 5 anos no qual juntos conquistamos muita coisa, amizade amor respeito e acima de tudo um grande carinho que sentiamos um pelo outro.. como é possivel em pouco espaço de tempo uma pessoa mudar... fiquei destroçado..

JoanaM disse...

Igor, o que dizer... a vida é feita de mudanças e ela foi para um ambiente cheio de novidades e encantou-se... A segurança ou estabilidade nunca está isenta de riscos e ameaças... é normal que a tempestade demore a passar, muitas perguntas vão ficar sem resposta... os amigos e a família estarão para te ajudar. Ânimo, vem aí um ano novinho para melhorar e viver mais feliz!

Igor Miguel disse...

E até tempestade passar? Pois o tempo cura tudo, mas até lá o sofrimento a desilusão e angustia persiste, mas como disseste e bem, a segurança ou estabilidade nunca está isenta de riscos e ameaças... a vida é mesmo assim.

JoanaM disse...

Até lá... é um dia de cada vez... as memórias revisitadas têm de ficar para trás, enquanto caminhas para um futuro com dias mais bonitos. Muitas vezes me lembro do slogan do leite "Matinal", "Se não gostares de ti, quem gostará?". Tenta não cair na tentação de baixar o amor próprio e pensar que és culpado. Cada caso é um caso e e quem sou eu para opinar na tua vida pessoal... Sugiro amigos e família com tempo para ti! Nada de ficar fechado em casa num "buraco cheio de vazio"!

Anónimo disse...

Sinto-me vazia, destroçada... Como é possível uma só pessoa acabar com a nossa vida desta forma... Andava a vaguear na net e por acaso encontrei este post, adorei. Identifiquei-me com ele, por momentos senti que há mais pessoas na minha situação, pessoas que amam e não são amadas. Custa, dói, mas também já passei por isto antes e apesar de na altura não acreditar na cura desta dor, a verdade é que passou e eu segui em frente... Sempre ouvi dizer que para se encontrar o grande amor, temos de passar por várias relações primeiro, mas então se é assim, só deviamos amar quando tivessemos a certeza que e a pessoa certa... Falta apenas uma pessoa e parece que o meu mumdo ficou despovoado...

Anónimo disse...

escrevermos aquilo que nos vai no coração ajuda alimpar aquilo que mais tememos revelar ao mundo mas que um dia foi vivido com amor, carinho e que achamos que ira durar para sempre. o fim nunca passa pela cabeça. fazemos tudo pela nossa cara metade, esquecemos aquilo que nos rodeia e apenas vivemos para a felicidade do outro porque a felicidade dele é a nossa razão de esboçar um sorriso. Em namoros infantis a palavra amo-te é algo muito desejado, sentimo-nos mais adultos por a pronunciar, muitas vezes sem saber o seu verdadeiro significado. eu nunca a disse nessa altura, queria um motivo, um olhar, um gestos que a fizesse sair. um dia encontrei uma pessoa que me despertou tudo aquilo que era necessário para que a palavra adoro-te não chegasse, seguiu-se um amo-te, dito olhos nos olhos por ambos, seguido de lágrimas de alegria. consegui dar-lhe o significado que merece. eu amei, fui amada, sofri, fiz sofrer,lutei com tudo e por vezes contra todos, ganhei mas acabei por perder... até hoje não sei o que se passou ao certo para eu ficar sem aquilo que alguma vez me deu motivos para sorrir sem razão, apenas a vontade de o fazer por saber que tinha tudo aquilo que desejara um dia. o tempo é a resposta a todos os nossos desgostos, que o tempo cura, que leva, mas eu agora digo, o tempo um dia me trará aquilo que eu perdi, não quero esquecer quero acreditar que vai voltar, mas vou seguindo a minha vida porque se eu nao andar para a frente o tempo também não o fará.

Anónimo disse...

Neste momento passo pelo mesmo mas infelizmente isto já decorre à muito tempo.... À 2 anos que ando atrás dele e faco de tudo por ele, mas ele só sabe é acreditar nos outros e não na pessoa que diz que é a mulher da vida dele! É que o pior é isso.... ELE DIZ QUE SOU A MULHER DA VIDA DELE!!!!!
Mas já não vale de nada continuar a sofrer...

Tudo na vida tem um principio e um fim...
Apenas temos que aceitar =(

Anónimo disse...

Eu apenas com 19 anos, nunca pensei passar por um desgosto destes.
achamos que tudo é perfeito e que nada acaba com aquela felicidade
ter alguém perto de nós é óptimo
o pior é quando vem os problemas, conflitos, um namoro não e só amor
mas sim respeito, confiança, compreensão, amizade e muitas outras
apesar de eu saber isso, nem sempre usei isso na pratica, talvez achasse que desta vez estava a fazer bem, mas não estavas mas quando me dei por isso já era tarde...
ela acabou comigo quinta, pediu me tempo espaço etc. E nem sempre respeito isso, mas eu por vezes não o faço por mal, é a saudade que vem a minha cabeça, aquela esperança que se for falar com ela tudo vai voltar, mas acabo sempre por me magoar mais, ela continua a dizer que quer tempo e espaço, e se eu quiser esperar tudo bem, se não, não adianta. Custa me, porque no fundo eu sei que ela não volta, sei que estou a dar esperanças a mim mesmo e no fim vou me magoar mais, mas que adianta? Torno-me um fraco, um cobarde.Sinceramente acho que a felicidade não é comigo, por mais que tente fazer as cenas correctas, acabo sempre por "pagar" caro, é este o meu destino? Se eu pode-se mudar as coisas, seria tudo mais fácil, mas como a vida não é feita de "SES" mas sim de factos..

Anónimo disse...

É bem verdade tudo isto. por vezes saimos magoados de uma relação e juramos nao gostar de novo tao cedo porque sabemos que nao queremos voltar a passar pela magoa de perder. mas quando menos contamos com isso apaixonamo-nos de novo. quando menos esperamos passamos a noite a olhar para a foto dessa pessoa, adormeçemos a imaginar o que seria poder ama-la de verdade. imaginamos como seria bom se essa pessoa sentisse o mesmo por nos... deixa-mo-nos levar pela possibilidade de ser verdade e desse amor ser possivel. mas depois vem a verdade. o que era intenso e bonito no inicio agora é apenas um vazio. uma recordação do que foi... nao sei como tudo acaba assim. fazemos grandes promessas porque achamos que temos a certexa do que sentimos e ao outro dia quando acordamos essa pessoa esta diferente connosco. como se já nao significassemos o mesmo. como se tivessemos sido apenas uma passagem da sua vida. deixamos de receber as suas sms... deixamos de nos encontrar a noite quando saimos mas ficamos sempre na esperança que volte a ser como era. mas raramente isso acontece.. como bem disseste a gente faz demasiadas perguntas e eles nao respondem. esperamos demasiado deles e eles dao nos por vezes tao pouco... fazem nos sentir vazias porque nos abandonam numa relaçao da qual esperavamos sucesso. obrigada pela oportunidade de desabafar.

Anónimo disse...

Como doí...

Anónimo disse...

É bom saber que não somos os únicos a sentir que já nada faz sentido. Dói tanto que já pensei várias vezes em acabar com tudo, desaparecer. Já nao sei o que fazer.