segunda-feira, novembro 20, 2006

O Caminho...

Com demasiado atraso e sem fotos (porque a minha máquina pifou no segundo dia e o cd de fotos que a Pilar fez não abre no meu pc... adiante!) , não posso deixar de falar um pouco sobre o Caminho Primitivo.

Foram 320 km e 15 dias de caminhada (com um dia de paragem em Lugo, onde apanhámos as festas de San Fróilan e o Dia da Hispanidade e da Virgem do Pilar), entre as montanhas das Astúrias e as planícies da Galiza, com duas últimas etapas a coincidir com o Caminho Francês.
Foi duro, muito duro fisicamente, porque o Caminho atravessa várias montanhas ao longo de dias consecutivos, sempre por volta dos mil metros de altitude... e depois 800 metros, e novamente 1100, e de novo 700, e depois 900...
Etapas verdadeiramente "rompe-piernas", como avisavam os guias do Caminho, horas e horas de subida sem parar, para depois iniciar descidas - numa manhã descemos, sem parar, dos 1000 metros para os 300, ao longo de cinco horas. Quem disse que a descer todos os santos ajudam?!

Mas o Caminho, que segue quase sempre por bosques, com ribeiros ao nosso lado e pequenas pontes de madeira absolutamente românticas, é maravilhoso! Reinou a paz, a tranquilidade.

Encontrámos albergues de peregrinos muito maus (noites em que optámos por pensões), mas o último (em Ribadiso de Baixo, a dois dias de Santiago) era um antigo hospital do século XV, com um ribeiro e uma plataforma para os peregrinos mergulharem os pés na água gelada. Lindo lindo lindo!
Após vários dias muito tranquilos, com poucos peregrinos ao longo do Caminho, "assustei-me" com a quantidade de gente no Caminho Francês, em que o Primitivo termina três dias antes de Santiago. Já me tinham avisado que o Caminho Francês (que começa na fronteira com França ou antes dela) era uma romaria, mas é incrível. Não há praticamente momento nenhum em que estejamos a caminhar sozinhas. Mas é animado, diferente, principalmente após tantos dias a ver sempre as mesmas quatro ou cinco caras!

JH

2 comentários:

Nuno disse...

Fizeram isso a pé??

Ainda deves estar a recuperar :)

Anónimo disse...

já estou a ficar com vontade de o fazer...