sexta-feira, setembro 29, 2006

Tampere

Aurora às 5 para apanhar o avião de regresso ao sul do país. Alugámos um carro no aeroporto, um Micra e lá seguimos até Tampere. Vi novamente renas ou alces, à beira da auto-estrada, junto à rede de protecção.

Tampere parecia muito mais movimentada, zona dos lagos. A partir do posto de turismo, fizemos a visita orientada ao chocolate, com cafés e lojas de chocolate, cheios de coisas deliciosas.
Medalha de ouro: Chocolate pie, uma tarte/bolo/doce com várias texturas e sabores, com pedaços de banana incluído, uma maravilha nunca antes provada e logo adorada. Acompanhada por um smoothie de mixed berries e um capuccino. Calorias suficientes para o dia, mas em férias…

A cidade era bonita e tinha vida, com igrejas medievais, edifícios picturescos e antigos. São inúmeros os anúncios aos Lordi, a banda metálica que ganhou, polemicamente, o festival da canção este ano. Mas na rua vêem-se muitos jovens metálicos/góticos com as calças pretas justas e indumentárias igualmente escuras acompanhadas de muitos piercings.
Medalha de prata: chocolate nut waffle, com doce de laranja amarga, muito bom.
Aproveitámos a piscina do hotel, tipo mini-spa, como há muitos na Finlândia. Nada comparado com a Caldea em Andorra, mas bom para relaxar com os diferentes jactos de água e jacuzzi com muitas bolhinhas fixes.

Jantámos num restaurante “viking” com decoração diferente, comemos ganso e javali, cheio de acompanhamentos bons e pouco habituais, puré de batata, cebolas vermelhas por serem marinadas em berries, molhos estranhos, puré de nabo, maçã cozinhada, beterraba, lentilhas… a culinária tem muito que se lhe diga para além do bife com batatas fritas e do peixe cozido!
À beira do rio, num jardim com caminhos e bancos, havia dezenas de jovens, todos preparados para sair à noite, cheios de garrafas e latas de cerveja, ou outras bebidas alcoólicas. Eram 23h e via-se cada bêbado a tentar andar a direito…

Nunca tinha visto tanta rapariga de leggings. Já se usava o ano passado e parece que este ano é outra vez. Basicamente quase todas estavam de mini-saia com as ditas por baixo. É estranho, mas de facto à noite faz sempre frio e usar mini-saia tem os seus perigos. Com as leggings elimina-se o frio e os riscos de se desvendar demasiada intimidade!

JM

Sem comentários: