quarta-feira, setembro 13, 2006

Ainda Rovaniemi















Visitámos um Zoo em Ranua. Têm tanto espaço disponível que cada animal tem uma área enorme para seu habitat, e por isso era frequente não os vermos :o)

Vimos ao longe ursos, lobos, corujas/mochos, alces.
Estava frio e chuvinha.
Pensei em comer uma sopa quentinha. Depois de me servir, quanto é? Desculpe, quanto? Paguei só 5,9 eur por uma sopa. Mas tinha pão, manteiga e água incluídos. Ah bom, então… %””/&*!^?

A parte do pão e água era habitual. Não se paga ou paga-se pouco pela água que se bebe nos restaurantes. Acho bem, essencial e vital à saúde, não se nega a ninguém!
E o pão era sempre bom, escuro, com sementes, variado. E têm aquelas tostas que adoro, secas, rectangulares, de vários tipos.

Nos supermercados, depois das caixas, têm máquinas de jogos tipo slot machines. Granda vício! Deve ser para o troco das compras.

Outra vez a cidade fantasma. Quis procurar uma pizzaria que vinha anunciada numa revista local de turismo, com pizzas de rena e salmão. Andámos e não encontrámos. Na 2º tentativa lá demos com a Mia Maria. Mas estava fechada, desde as 20h. Mas que raio? A que horas janta esta gente afinal? Onde estão todos? Dormem com as galinhas?

Em Junho foi a altura do sol da meia-noite, dias com muita luz em que o sol quase não se põe. Apesar de estar meio nublado, dava para perceber que o dia era comprido, sensivelmente entre as 4 e as 23h era “de dia”.
Brevemente têm a outra face, escuridão quase completa durante o Inverno, triste e deprimente. Por isso, apesar de serem um país muito evoluído e com grande nível de vida, os finlandeses suicidam-se e bebem bastante...
JM

Sem comentários: