sexta-feira, julho 21, 2006

Impressões gerais de Salvador e do Brasil (parte 4)


As lojas vendem quase todas em prestações, 12 meses, 24meses. Pode-se comprar uma camisola e pagar a prestações como as compras do supermercado. Existe o pagamento à vista, em dinheiro, que muitas vezes dá desconto. Outra opção é comprar por atacado (muitas coisas) ou varejo (uma só coisa), +- como os revendedores. Na maioria, o preço é acessível, temos poder de compra!
Muitas farmácias e drogarias (principalmente Sant’ana), com o conceito das parafarmácias, como em NY e Londres. Aqui está difícil de arrancar a sério! Até se pode comprar só uma aspirina ou comprimido para a dor de garganta, em vez de todo o pacote que depois pode passar de prazo.
Mais uma vez muitas lojas abertas 24h.
Os bancos são diferenciados, não há cá multibancos como os nossos. Somos pioneiros, isso e a Via Verde! Portanto para levantar dinheiro tem de se procurar uma caixa do seu banco, seja Itaú, Bradesco, Banco do Brasil…
Alugam-se cartões de telefone na rua, por 5R, para fazer as chamadas que se quer.
A gasolina, gasóleo e álcool (há muitos veículos movidos a álcool) são mais baratos que cá. O barril já anda nos 78,10USD!!!! Lembro-me de começar a reparar nisso quando falavam que ia atingir o estonteante preço de 40USD, já vamos no dobro!

Não vi tantos biquinis e cangas como esperava, aos preços que tinha em mente, mas pulseiras do Bonfim era ao desbarato, bonecas baianas, havaianas e ipanemas muito mais baratas.

O dia dos namorados comemorou-se a 12 de Junho, pensava eu que era comum ser o 14 de Fevereiro.
Os santos comemoram-se, S. João, Sto António, festas nas ruas, arraiais, embora sem sardinhas e arroz doce.
Dança-se o samba e pratica-se capoeira.
Salvador tem centenas de igrejas, dos escravos, dos ricos, muito ouro, figuras tristes piedosas, negras, sorridentes e até marotas.

JM

Sem comentários: