terça-feira, julho 18, 2006

Impressões gerais de Salvador e do Brasil (parte 2)

No Inverno, as temperaturas têm um mínimo de 18/19ºC. É Inverno. Choveu todos os dias. Andei de camisola de manga comprida, chapéus de chuva. E molhámo-nos todos na mesma. E nem um mergulho :o(
No Verão, dizem que oscila entre os 35 e os 40, com muita humidade. Que sufoco!


Palavras escritas e ditas, para ler com sotaque: toalete (não tem erros), educandário, palito, terno, fone (tele-), Irã (o país), Madri (a capital), Amesterdã (idem), calcinha, sunga, Xerox PB e cor (chamamos Gillettes às lâminas… são as fotocópias), catchup (não tem erros), fone para celular (phones, kit mãos livres), checap (de saúde), manutenção semafórica (dos semáforos, pois então), chulepento (que cheira a chulé).
Frase: Jesus Cristo é o Senhor (IURD), muitas, uma gigante perto do maior centro comercial até ao presente (estão a construir outro ainda maior), Iguatemi.
Frase: O passeio é do pedestre. Verdade de La Palice! E no entanto… o que fazem os carros estacionados em cima deles?
Frase: Bebida e Condução não têm Sentido. Muito boa. Tinha um desenho mas não consegui fotografar. Tinha uma seta indicadora do sentido. Duplo significado de não fazer sentido, nem ter futuro, beber e conduzir. Apoiado!
Frase: Jogue limpo com Salvador, não deite lixo no chão (nos caixotes de lixo). Já que gostam tanto de bola e desporto, apela ao bom senso de não fazer “sujeira” literal nas ruas.

Muita publicidade aos colchões Ortobom. Não é muito interessante mas estava em todo o lado. De resto quase toda a publicidade falava ou estava relacionada com a copa, muito verde e amarelo.

Na TV, há muita novela, mais avançada do que cá. A minha mãe ficou contente, ficou a saber o futuro da novela que vê aqui.
Um concurso para o mecânico mais bonito do país. WTF? Explicaram-me, é por causa do Gianechini, da novela em que ele faz de mecânico (Belíssima). Ah, tá bem. Então deve ser difícil encontrar concorrente à altura, hehehe.
Os clips de música estrangeira têm legendas. Estranho. Mas útil! Percebe-se o que se canta, avalia-se a ‘categoria’ da letra, aprende-se a língua estrangeira de ouvido.
JM

Sem comentários: