segunda-feira, maio 22, 2006

Taxes & Tips

Os EUA estão divididos em estados, e infelizmente nem eles próprios os sabem com as respectivas capitais. Comprovei isso porque vi uns ímans (a minha colecção sempre em expansão e em exposição permanente no frigorífico) dos estados americanos. E até era giro levar ímans dos estados em que passei, mas a senhora quase nem me sabia responder em que estado é que estávamos, numa bomba de gasolina no meio de uma auto-estrada.
Os estados têm impostos diferentes, uns mais altos e outros mais baixos, uns de estado, outro de council e outro do costume.
A título de exemplo, em NY pagámos 1usd por um donut, que em Philadelphia custou 0,75usd. Mas como estavam em promoção, comprámos 3 por 2usd. Donut addicted!
Irrita nunca saber o preço final da compra, seja um café, uma t-shirt ou um postal.
A teoria defensora da coisa é que assim sabemos quanto o estado ganha com o produto, é o valor do tax. Aqui também sabemos porque vem na factura, embora ninguém as peça e pouca gente deve olhar para o valor do IVA, que nos come 21%.
Vemos os preços em usd, convertemos para eur e depois +- tax. Porque ainda por cima em algumas lojas pagava-se e noutras não, sem perceber porquê.
Há semanas e dias em que a roupa não tem tax, tipo saldos, é fixe! E na maioria das lojas de roupa só se pagavam tax para valores acima dos 120usd.

Depois há as gorjetas. Nos sítios, como os restaurantes, em que não tem tax, é “costume” deixar tip do valor dobro do tax. Isto se tivermos gostado do serviço, claro. Funciona, mas era muito frequente (para não dizer que era sempre) estar a contar as moedas para pagar o postal e depois era mais X, com um valor de tax de +-8,25%. É impossível uma pessoa estar sempre de máquina em punho a contar os tostões ao produto, para não falar em fazer as contas de cabeça!
Portanto os americanos devem estar habituados e não lhes deve fazer confusão nunca saber o preço certo das compras. Portanto não deve haver o caso do miúdo que encontra 10 cêntimos e vai comprar uma pastilha, porque os preços raramente são certos e nem ele vai saber o preço da pastilha.
Para umas coisas simplificam tudo, para outras…

Sem comentários: