terça-feira, janeiro 10, 2006

Lotação/Capacidade

Considero que sou uma pessoa observadora, apesar de um bocadinho miúpe...
E por vezes, quando vamos nos transportes ou elevadores, começo a pensar nas legendas que vejo escritas nas placas. E na sua origem.
Quando entramos nos elevadores e temos muita companhia, costuma sair a piadinha para o colega mais pesado a ameaçar culpá-lo se tivermos peso a mais. Então olhamos para a placa e vemos a lotação do ascensor. Ou contamos as pessoas ou fazemos contas a avaliar a massa corporal dos restantes passageiros. Para calcular o valor escrito na placa, suponho que existam cálculos complexos que envolvam a resistência dos materiais e área ocupável do transporte.
Então e nos autocarros? Costuma ter a lotação de pé e sentado. Sentado é fácil, pelo número de assentos que existem. E de pé? Muitas vezes os autocarros vão tortos mas é porque são velhos, não acredito que seja porque o pessoal vai todo no mesmo lado. Quando diz 27 passageiros de pé, pegaram em pessoas voluntárias e enfiaram-nas lá dentro ou calcularam a capacidade pela área disponível e pela área que cada pessoa ocupa, em média? O autocarro é pequeno e podem ser pessoas reais a fazer isso, até deve ser giro, "ainda cabe mais um?" "venha ele!" "ai já me estão a apertar!" e depois há os menos elegantes, as bagagens e crianças. Faz-se a média. Ou a olhómetro.
Então e nos pavilhões? O Atlântico esgota os concertos e parece sempre que cabiam lá mais uns fãs tristes por não terem bilhete. Mas aí já não acredito que ponham uns milhares de pessoas a encher, deve ser uma amostra de chão e multiplicam até dar a área ocupável. Mas depois também entram temas de segurança, pessoal a mais pode dar graves problemas.
E foi a dúvida que quis partilhar hoje, se alguém tiver uma teoria interessante que me possa satisfazer a curiosidade agradeço...
:D
JM

1 comentário:

Anónimo disse...

só tu....

bem cá vão as minhas opiniões, ideias, etc.

em relação ao elevador penso que deve ter calculado a força gravitica máxima q é suposto aguentar, e dão uma margem de erro de hummm.... eu daria umas 3 vezes... vai haver sempre um inteligente que vai carregar aquilo com cenas leves, tipo livros e barras de ouro, chumbo whatever... bem se calhar 3 vezes é exagerado... mas se o elevador cair... 3 vezes nao era exagerado...

btw, quando o elevador apita... não deviam olhar para o mais cheio... mas sim para a mais magrinha... é q indo o mais cheinho, o elevador vai mais optimizado, ora vejamos:

carga maxima 300 Kilos (na realidade 750) (Max 4 pessoas)
4 pessoas
- 45 kg
- 75 kg
- 80 kg
- 120 kg

= 320 kg

o elevador apita

se sair o gordo o elevador sobe com 200Kg
se sair o magro o elevador sobe com 275Kg

a culpa é dos magros !!! lol


os autocarros... hummm deve ser um misto dos calculos de volume util / volume medio de uma pessoa, com alguma ponderacao em relacao à segurança... mas isso é apenas uma mera ilusão... pois mesmo eu que ando de autocarro quando o rei faz anos, e vivemos numa republica, não me lembro da ultima vez que andei de autocarro em hora de ponta sem o meu nariz espetado no vidro, e qualquer pequena travagem transforma os utentes em peças de dominó :)

Nos pavilhões... bem, suponho que a ideia base seja semelhante à do elevador, associada à resistencias dos materiais, e capacidade de renovar o ar. isto no ideal, porque se é possivel fazer isto para um pavilhão atlantico, duvido que o seja para uma qualquer discoteca :S

enfim... confesso... ando com tempo a mais!!! lol. isso e vontade de trabalhar... ehehhe