segunda-feira, novembro 28, 2005

Jornalistas e política

"O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alfredo Maia, é membro da comissão de apoio à candidatura do secretário-geral do PCP à Presidência da República. Alfredo Maia, enquanto cidadão, tem o direito de apoiar quem lhe der na gana. Mas como presidente do SJ deveria ser discreto (...) A classe rosnou; Maia justificou-se com o voto a seu favor de uma assembleia geral do SJ, na qual participaram quatro gatos pingados; e arrepiou caminho. Outros presidentes do SJ - como Diana Andringa - fizeram o mesmo. A culpa é dos jornalistas que os elegem".
in Grande Reportagem

Concordo: nenhum jornalista deveria apoiar publicamente um partido. Como pessoas, todos temos as nossas simpatias partidárias, mas enquanto jornalistas não deveríamos expressá-lo. Faz-me confusão ver jornalistas com cartão de militante, que tratam por tu todos os responsáveis dos partidos.
E sei que isso não significa que não sejam bons profissionais, isentos, e tal, mas acho que há questões em que os jornalistas se devem resguardar.

Discordo: a decisão de Alfredo Maia só vincula a ele e não representa a classe, mas não deixa de ser lamentável que a uma assembleia geral só vão 4 pessoas. Se lá estivessem mais naquela noite, talvez fosse o Alfredo Maia, ex-presidente do SJ, a apoiar o Jerónimo.
JH.

Sem comentários: